A cirurgia a laser para tratamento de varizes apresenta evidências bem definidas para o tratamento de safenas doentes. O método a laser, que inativa a safena ao invés de retirá-la, é tão eficaz quanto a cirurgia convencional, em que a veia é extraída por completo.
As grandes vantagens do laser são a realização de procedimentos minimamente invasivos e o benefício de uma recuperação muito mais rápida e confortável. Esta nova tecnologia já é utilizada há anos com segurança e domínio pelos cirurgiões vasculares, de forma que não há mais riscos de queimaduras.
Em casos muito esporádicos podem acontecer efeitos adversos, como sensibilidade aguda (parestesias) numa região específica (porém é transitório, durando poucos dias), em aproximadamente 3% dos casos. O mesmo pode ocorrer com pigmentações na pele, dependendo do quadro de cada paciente. Outro efeito é a recanalização em algum segmento da veia (inédito em entre os pacientes do Instituto), mas que não compromete o resultado da cirurgia, sendo solucionado com outro método não invasivo, como a escleroterapia ou ligadura com anestesia local, quando necessário. Alterações hipercrômicas (escuras) na pele podem ocorrer em decorrência da cirurgia, independente se efetuada a laser ou por outro método.