LEVANTANDO NO PULO!

LEVANTANDO NO PULO!

Aquela sensação que todos sentimos: estamos deitados e, ao nos levantarmos abruptamente, a vista escurece por um instante e vem uma zonzeira. Algumas vezes é tão intensa que precisamos nos sentar e esperar mais alguns segundos para então ficarmos de pé novamente. Além de comum, a hipotensão ortostática é algo natural e se refere ao sistema circulatório.

Como acontece:

Quando estamos em repouso e na horizontal, o sistema vascular diminui sua pressão sanguínea, já que o sangue consegue irrigar todas as extremidades do corpo – da cabeça aos pés – sem grandes esforços e sem lutar contra a lei da gravidade.

E então, de repente nos levantamos e, neste rápido momento, a gravidade volta a atuar: o sangue desce de volta da cabeça para a região torácica, deixando os vasos cerebrais com um volume muito menor de sangue (praticamente a metade do padrão necessário). Isso se dá numa fração de segundos, mas o suficiente para causar as vistas escuras e a tontura.

Boas ajudas…

O sintoma dura muito pouco, pois existem rápidos mecanismos compensatórios dentro do próprio sistema venoso. Nas paredes internas das artérias contamos com barorreceptores, responsáveis por reestabelecer a pressão arterial e ajudar as artérias a se contraírem e, consequentemente, a chegada do sangue nas extremidades do corpo. Além deles, também existem quimiorreceptores – células sensíveis à presença de O2 (ou à falta dele) e que liberam substâncias que também elevam a pressão e aumenta o ritmo dos batimentos cardíacos.

Isso tudo é decorrência de uma reação sistêmica, envolvendo outras funções ligadas ao sistema nervoso simpático – responsável pelo funcionamento autônomo do organismo. E esta função em si é tão eficaz que não sofremos nenhum risco ao nos levantamos repentinamente.

Mas atenção!

Idosos: por alguns motivos (como o uso de medicamentos vasodilatadores), os mecanismos compensatórios podem não ter a mesma eficiência, o que faz com que esse tempo de resposta seja maior ou mais intenso, podendo até causar desmaios em situações mais delicadas.

Pessoas com insuficiência cardíaca: com a demora de retomada dos batimentos cardíacos, o mesmo pode acontecer com essas pessoas. Aliás, se os sintomas da hipotensão ortostática forem muito duradouros e intensos, eles podem ser um indício àqueles que não sabem que têm este problema.

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo