DRENAGEM LINFÁTICA

DRENAGEM LINFÁTICA

A drenagem linfática é uma função fisiológica do organismo destinada a encaminhar a linfa pelo sistema linfático. A linfa é um líquido geralmente incolor e às vezes esbranquiçado, que transporta impurezas eliminadas pelas células e algumas substâncias, como as proteínas.

O sistema linfático é composto por estruturas que têm funções específicas.  Aquelas sobre as quais mais falamos são os vasos linfáticos, que é por onde circula a linfa e os gânglios. Quando a linfa chega até os gânglios, mais conhecidos como ínguas, é purificada e os agentes ou células “estranhas” presentes nela ficam aprisionados. Este é um mecanismo de defesa do organismo. Quando temos alguma inflamação, os gânglios mais próximos aumentam de tamanho e ficam doloridos, é o momento em que estão trabalhando intensamente para combater o agente estranho. Os gânglios estão localizados principalmente atrás dos joelhos, na virilha, abdômen, tórax, cotovelos, axilas e pescoço, e alguns deles podem ser facilmente apalpados.

A linfa é formada pelo desequilíbrio que há entre a absorção de nutrientes pelas células e a reabsorção do líquido que contém produtos da degradação celular (as impurezas). Quando ocorre um desequilíbrio dessa filtragem, há um acumulo de líquido entre as células, que chamamos de edema ou inchaço. O inchaço pode ter várias causas, por isso é fundamental a avaliação do médico para que seja feito o diagnóstico e o tratamento adequado. A drenagem linfática manual pode ser parte importante deste tratamento.
A Drenagem Linfática Manual (DLM) é um método fisioterapêutico altamente especializado e capaz de retirar o excesso de líquido e toxinas do corpo.

O método foi desenvolvido e aperfeiçoado por pesquisadores que determinaram manobras específicas como movimentos efetuados com ritmo lento, pressão suave, direção sempre em sentido ao grupo ganglionar mais próximo e velocidade lenta. A DLM é indicada para tratamento pré e pós operatório, insuficiência  venosa, linfedemas, cansaço nas pernas, pós traumatismos, edemas no período gestacional e pré-menstrual e no tratamento para a celulite. Proporciona benefícios como a diminuição de edemas, porque ativa a circulação; aumenta o grau de hidratação/nutrição da célula; a cicatrização de ferimentos é mais rápida; favorece a regeneração dos tecidos, impedindo a formação de quelóides; aumenta a capacidade de absorção de hematomas e equimoses; acelera o retorno da sensibilidade após as cirurgias e proporciona relaxamento.

No tratamento pós-operatório, a DLM é recomendada desde os primeiros dias. Quanto mais rápido iniciar, mais rápida será a recuperação do paciente. Deve-se, porém, respeitar também a opinião do médico.

A DLM é realizada no consultório, ambiente propício e confortável. Pode ser também na casa, comandada por fisioterapeuta que mantém um canal de comunicação direta com o médico a respeito do quadro clínico do paciente e sua evolução. Utiliza produtos específicos, aparelhos modernos, prescreve exercícios domiciliares, esclarece dúvidas, orienta e acompanha todo o tratamento com a finalidade de acelerar a recuperação e promover maior conforto no retorno às atividades de vida diária.

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo