DOS PÉS AO CORAÇÃO

DOS PÉS AO CORAÇÃO

Lembrar-se de exercitar as pernas não é uma máxima apenas para quem pratica musculação. Apesar desta mensagem ter se popularizado depois da febre das academias – onde muitos frequentadores acabam priorizando os exercícios de bíceps e peitorais – a indicação para exercitar os membros inferiores é recorrente vir dos médicos também. E, neste caso, não se trata de uma questão estética…

Sabemos que o coração é o órgão responsável por bombear o sangue, fazendo que ele atinja as mais distantes artérias e arteríolas até chegar aos chamados capilares, quando, por meio das vênulas e veias, o líquido vital toma o caminho de volta ao coração.

A questão, no entanto, é que em nós, seres humanos (bípedes), o retorno venoso nos membros inferiores é afetado pela lei da gravidade e, na ausência de outro coração que o bombeie de volta, o sangue conta com alguns apoios naturais. São estes:

1- Malha muscular (em especial, a panturrilha): quando movimentamos as pernas, a panturrilha sofre constantes retrações e expansões. Por isso é chamada também de “coração da perna”.

2- Válvulas intravenosas: junto a esse movimento, o sangue é empurrado para cima por pequenas válvulas situadas dentro das paredes das veias das pernas.

3- Pressão: a cada batimento do coração (sístole) ocorre o que chamamos de vis a tergo, quando o sangue é empurrado do lado arterial para o lado venoso; e o vis a frontis, quando o sangue é sugado de volta ao coração (diástole).

4- Região plantar: o movimento de pisar faz com que os pés se tornem agentes importantes, funcionando como “esponjas” que ora puxam o sangue, ora o repelem de volta ao fluxo venoso.

Por tudo isso, não dá para esquecer de exercitar as pernas e seus músculos, que servem como propulsores do retorno do sangue ao coração. Sempre voltado para a panturrilha, é costume associar problemas desta circulação com o uso de saltos altos. Apesar de serem realmente prejudiciais (pois imobilizam esse músculo), essa é uma atenção que deve ser levada em conta também pelos homens, já que o sedentarismo em geral afeta o desenvolvimento deste músculo, gerando um fluxo mais lento e podendo desencadear varizes, dores e inchaço.

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo