QUANDO CHEGA O FIM DO ANO…

QUANDO CHEGA O FIM DO ANO…

Sejam férias ou não, o fim do ano nos tira da rotina, ora em confraternizações e festas familiares, ora em viagens de recesso ou períodos mais longos. Além das mudanças de hábitos, fatores externos também estão presentes, como a mudança de temperatura ou horas a fio numa viagem de avião.

Mas talvez o mais comum seja as pessoas buscarem mais atividades físicas, fazendo as típicas corridas em parques ou praias, ou matriculando-se em academias. Com isso tudo, valem algumas observações para que nenhum imprevisto da saúde estrague seu bem-estar e bons momentos de lazer.

Cuidado com os excessos. Geralmente, as pessoas passam meses contínuos sem qualquer atividade física e, quando chega o verão, tentam compensar todo o tempo que ficaram parados. Além de lesões musculares, fique atento para que este excesso não cause descompensações cardiopulmonares, principalmente quando já existe um quadro de hipertensão, diabetes, obesidade ou doenças cardíacas. É indicado que se adeque aos poucos, preparando-se gradualmente semanas ou meses antes de tal esforço. E, melhor que isso, escolhendo o início da manhã ou o final da tarde com temperaturas mais amenas para a prática esportiva. Além disso, o ideal é não parar de praticar atividades ao longo do ano.

No âmbito vascular, é importante prevenir-se em viagens de longa duração que afetam as condições venosas, sendo problemáticas para pessoas com risco de trombose, como já explicamos neste artigo.

Já sair do verão brasileiro e rumar para o inverno do hemisfério norte pode afetar pacientes mais idosos com determinadas lesões arteriais prévias, como obstruções periféricas crônicas ateroscleróticas dos membros inferiores e das carótidas; doenças na microcirculação, como as microangiopatias pelo diabetes; arterites; e as doenças funcionais do tipo Raynaud entre outras. Nestes casos, é fundamental passar por um check-up vascular antes da viagem.

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo