OCLUSÃO ARTERIAL AGUDA

OCLUSÃO ARTERIAL AGUDA

Até cerca de uma década atrás, uma das principais ocorrências no atendimento emergencial em hospitais eram pacientes que haviam acabado de sofrer uma Oclusão Arterial Aguda.

A OAA é causada por uma obstrução arterial repentina e, em cerca de 80% dos casos, devido a uma embolia (entupimento). Dentre todas as ocorrências, é muito comum que essa oclusão aconteça em decorrência de um deslocamento de um trombo (coágulo) produzido no coração – geralmente por causa de arritmias – e transportado via artérias até se instalar em outra região do organismo, como nos membros inferiores – principal região afetada pela OAA.

Dessa forma, o sinal da oclusão é claro: intensa e repentina dor na perna, acompanhada da sensação de frio e dormência, além da dormência, palidez ou arroxeamento da pele na região que deixa de ser irrigada pelo sangue. Em situações críticas, o membro em questão suporta, no máximo, entre 4 e 6 horas, sob o risco da necessidade de amputação ou sujeito a sequelas irreversíveis. Por isso, dependendo do grau da isquemia (falta de circulação) e da região afetada, é necessária a intervenção cirúrgica imediata.

A prevenção é a principal maneira de evitar a OAA, já que 95% dos casos ocorrem devido à manifestação de uma doença crônica preexistente, como cardiopatias, aterosclerose ou diabetes.

Prova disso é que nos últimos anos essa ocorrência tem diminuído muito, principalmente pelo avanço de medicamentos orais anticoagulantes, cuja necessidade de utilização é identificada previamente em exames de check-up. Além disso, a própria cultura de manutenção da saúde, controle de gorduras (já que elas também estão entre as causas da OAA), programas de erradicação do tabagismo e diabetes são fatores que contribuem para a queda desta incidência, que costuma acontecer com pacientes mais jovens.

Compartilhar:

Comments (2)

  1. Damaris

    01 Out 2018 - 12:38 pm

    Qual é o tratamento após cirurgia

    • Fred Fred

      04 Out 2018 - 7:04 pm

      Depende da causa da oclusão arterial aguda e dos fatores de risco. Será individual pra cada caso.

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

NewsLetter

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo