O que temos a ver com o AVC?

O que temos a ver com o AVC?

No mês em que as atenções se voltaram à prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), relembramos que esta ocorrência não se associa apenas ao cérebro. Como já falamos em outras ocasiões, um dos fatores que podem causar o AVC é a Doença Extracraniana das Artérias Carótidas.

Carótidas são as artérias que se bifurcam na altura do pescoço e conduzem o sangue que irriga todas as regiões da cabeça, inclusive o cérebro. Porém, elas podem sofrer um estreitamento (estenose) ou obstrução por placas de ateroma (aterosclerose), levando à diminuição/interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro. No caso de ateromas, o risco se dá quando uma partícula (microêmbolo) se desloca e é conduzida até vasos intra-cerebrais de calibres menores, acarretando na obstrução que caracteriza um AVC isquêmico.

Por sorte, eventualmente, ocorre um aviso prévio ao AVC, que se denomina AIT (Acidente Isquêmico Transitório), que poderia ser chamado de um “ameaço de derrame”. Ele acarreta em alterações neurológicas que não duram mais que 24 horas. As mais frequentes são a paralisia de um lado do corpo, ou de um membro, ou perdas fugazes de consciência ou de visão.

Hoje, quatro em cada dez casos de AVC são decorrentes da estenose extracraniana nas carótidas. Além do importante check-up vascular – facilmente realizado através do eco Doppler colorido na região do pescoço –, os hábitos e estilo de vida são determinantes para preservar a saúde das artérias.

Entre os hábitos preventivos estão: a redução do consumo de sal, gorduras e álcool; adoção de hábitos alimentares saudáveis, com ingestão de mais vegetais: frutas, legumes e verduras, além da redução das carnes e gemas de ovos; realização de atividade física regular; controle do peso corporal; tratamento e controle da hipertensão arterial, das doenças do coração e do diabetes; cessação do fumo; e tratamento de dislipidemias (excesso de colesterol e triglicérides no sangue).

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Leave this field blank

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo