O que temos a ver com o AVC? (2)

O que temos a ver com o AVC? (2)

Entre as doenças que mais matam no Brasil, as chamadas cerebrovasculares (relacionadas às veias e artérias cerebrais) ocupam o primeiro lugar. Entre elas está o Acidente Vascular Cerebral (AVC ou “derrame”), que compromete diretamente o cérebro, mas que pode ter suas origens fora dele. É o caso da doença obstrutiva das carótidas, que envolve de 10% a 20% dos casos de AVC.

As carótidas são as artérias localizadas na região do pescoço e responsáveis pela chegada do sangue até o cérebro. Nesta região, como estão numa área de circulação extra-craniana que não envolve diretamente o cérebro, elas são de competência da cirurgia vascular e endovascular.

Quando essas artérias sofrem um estreitamento em seu diâmetro devido ao acúmulo de placas de ateroma ou aterosclerose (concentração de gordura e calcificações) com degeneração de sua parede, pode ocorrer irrigação insuficiente ou o deslocamento (embolia) de micropartículas até às artérias intra-cerebrais, podendo provocar infartos encefálicos.

Apesar de ter uma evolução silenciosa, muitas vezes os pacientes têm uma ameaça de derrame, chamada Acidente Isquêmico Transitório (AIT): pode ser a paralisia de um membro, de dois membros do mesmo lado, de ambas as pernas ou até mesmo a perda de visão de um dos olhos ou um desmaio repentino.

Nenhum desses sintomas dura mais do que 24h, mas são mais do que suficientes para se investigar as carótidas para prevenir a ocorrência do AVC. Dependendo da situação, o paciente é encaminhado para a cirurgia ou o tratamento clínico ideal. O ideal, como sempre, é identificar as probabilidades dessas ocorrências antes de ocorrerem, através do exame Eco-Doppler, feito de modo não invasivo.

A qualidade e tecnologia de imagens promovidas pelo Eco-Doppler colorido e em tempo real permitem também o acompanhamento do quadro clínico em caso de cirurgias, desde o pré-cirúrgico até o pós-operatório.

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Leave this field blank

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Atendemos também via teleconsulta.

Agende sua consulta por telefone ou via whatsapp.

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo