O QUE É ATEROSCLEROSE?

O QUE É ATEROSCLEROSE?

Esta doença continua representando a causa das principais complicações cardiovasculares que afetam o homem neste final de milênio: Gangrenas, AVC, Aneurismas, Infartos e assim por diante.

Trata-se de uma afecção degenerativa de artérias de grande e médio calibre, caracterizada por lesões com aspecto de placas (Ateroma) devido a um processo crônico e evolutivo de acúmulo de gorduras na suas paredes que vão provocar em últimas instâncias, o “entupimento” (Trombose) ou a dilatação (Aneurismas). Os principais fatores de risco para aterosclerose são a hereditariedade, dislipidemia (excesso de gorduras no sangue: colesterol e triglicérides), diabetes melitus, fumo, hipertensão, obesidade, sedentarismo, estresse e idade.

Os sintomas podem começar com dores nas pernas quando se caminha, o que obriga a pessoa a interromper a marcha (Claudicação Intermitente) ou com surgimento de lesões nas extremidades dos dedos. Estatísticas européias e americanas apresentam índice de mortalidade que chegam a representar 50% da mortalidade total.

No Brasil, ocorrem aproximadamente 1 milhão de internações por doenças cardiovasculares por ano, com profundas repercussões na força de trabalho e com óbvio prejuízo e custo social.

Trata-se, portanto, de um grave problema de saúde pública e a população deve estar conscientizada em buscar orientação médica preventiva, para que isto seja equacionado através da identificação adequada de fatores de risco.Com isto, torna-se possível interferir na sua progressão assim como corrigir o mais cedo possível as lesões pré-existentes.

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo