Iluminando a dúvida do paciente

Iluminando a dúvida do paciente

Nem tudo é o que parece. Não é raro alguém chegar ao consultório certo de que encontrou um vasinho na perna. Fazemos então um breve check-up e damos o diagnóstico nada esperado pelo paciente: varizes.

Mas como assim, um único vasinho ali, solitário e pequeno? – a pergunta do paciente faz todo sentido quando se observa a olho nu. Por isso, neste momento e com a ajuda do fleboscópio, voltamos à região em questão e ligamos o aparelho, que emana uma luz vermelha. O paciente então consegue enxergar toda a área que esse aparelho luminescente alcança, graças ao poder da transiluminação subcutânea: são as malhas venosas mais profundas que não aparecem sem essa ajuda.

 

O que acontece?

Além das próprias varizes, estamos acostumados a ver os vasinhos e microvasinhos aparecendo sob a pele, diante dos nossos olhos. Eles estão perto da superfície e, portanto, facilmente visíveis. Mas além delas, existem as chamadas veias reticulares, também conhecidas como veias nutrícias. Elas nutrem os vasos menores, inclusive os que fazem parte de toda uma malha de veias comprometidas.

Portanto, por trás daquele vasinho, o fleboscópio permite enxergar quando existem doenças mais profundas na malha de veias doentes. Geralmente, ali estão varizes ou microvarizes alimentando os vasinhos visíveis na pele. E então vemos isso: não são apenas vasinhos isolados. Tal como um iceberg, é como se conseguíssemos enxergar para além da superfície do mar.

Eis mais um exemplo de diagnóstico não invasivo, realizado graças à tecnologia desta luz vermelha que opera de modo a iluminar a pele. Através de um contraste natural, observamos a presença destes vasos, que se mostram mais escuros quando a pele é transiluminada.

Dependendo de como o quadro se apresenta, a paciente é encaminhada para investigação com ultra-som Doppler colorido e se necessário para procedimentos terapêuticos habituais como escleroterapia com ou sem espuma ou orientada para a cirurgia de varizes com ou sem endolaser.

 

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo