HÁBITOS SAUDÁVEIS CONTRA O AVC

HÁBITOS SAUDÁVEIS CONTRA O AVC

Como já comentamos em outro Boletim Vascular, o acidente vascular cerebral não está associado apenas à região da cabeça, mas a outras áreas, como a cervical, torácica e abdominal. Um dos exemplos deste risco é a Doença das Artérias Carótidas, artérias que se bifurcam na altura do pescoço e conduzem o sangue que irriga todas as regiões da cabeça, inclusive o cérebro.

Hoje, quatro em cada dez AVCs são decorrentes do estreitamento (estenose) que leva ao entupimento de uma dessas artérias, ou do deslocamento de partículas acumuladas em seu interior e levadas até o cérebro.

A origem deste acidente é muito semelhante às doenças do coração, de modo que as formas de prevenção também pedem os mesmos cuidados. Além do importante check-up vascular – facilmente realizado através do Eco Doppler (inclusive na região do pescoço) –, os hábitos e estilo de vida são determinantes para garantir a saúde das artérias, como tem alertado tanto a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular assim como a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia:

  • Redução do consumo de sal, gorduras e álcool.
  • Adoção de hábitos alimentares saudáveis, com ingestão de mais vegetais: frutas, legumes e verduras com redução das carnes e gemas de ovos.
  • Realização de atividade física regular.
  • Controle do peso corporal.
  • Tratamento e controle da hipertensão arterial, das doenças do coração e do diabetes.
  • Cessação do fumo.
  • Tratamento de dislipidemias.

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo