Saúde vascular x Fake news: As safenas

Saúde vascular x Fake news: As safenas

Muito em pauta nas discussões sobre política, as fake news (notícias falsas) há muito tempo acontecem também envolvendo as áreas de saúde. Elas continuam aparecendo com o tempo, e vão deixando no caminho uma série de “certezas” que não passam de pura imaginação e desinformação, mesmo que muitas vezes compartilhadas de maneira ingênua.

Como não poderia deixar de ser, há uma série de inverdades que envolvem o sistema vascular. Por isso, o Instituto Vascular Ricardo Gaspar começa neste mês a desmistificar uma série dessas questões. Não raro, elas são assuntos em consultas e, agora, compartilhamos com nossos seguidores, começando com:

 

  • Não se pode retirar a safena; ela é imprescindível ao organismo.

Nenhuma dessas afirmativas procede. Por mais perfeitas e normais que sejam, as safenas são dispensáveis ao sistema vascular. Vale lembrar que elas são veias e não artérias, portanto fazem parte do sistema responsável por fazer o sangue retornar dos membros inferiores de volta ao coração e aos pulmões.

Para entendermos, vale pontuar que as safenas correm pelos membros inferiores e fazem parte do sistema venoso superficial, próximo da pele, e não do profundo. Existem duas safenas em cada perna: a magna ou interna e a parva ou externa. Portanto, são dois entroncamentos: o da safena magna (maior), que corre pela face interna (lado de dentro) da perna e desemboca na virilha na veia femoral, e o da parva (menor), que corre pela parte posterior da perna e desemboca atrás do joelho, na veia poplítea.

As veias do sistema profundo estão no meio dos músculos e perto dos ossos,recebendo o sangue vindo das safenas e também graças às veias perfurantes-comunicantes, vindas do sistema superficial. O sistema venoso profundo é o mais importante, porque é o responsável pelo retorno de 85% do sangue das pernas e também é constituído de uma série de veias auxiliares neste retorno.

Nas paredes internas das veias dos membros inferiores, existem pequenas e inúmeras válvulas que ajudam o sangue vencer a gravidade e fluir na direção correta. Assim como elas, o próprio movimento muscular da panturrilha (“coração da perna”) e das coxas fazem com que a pressão favoreça este retorno.

Quando as safenas estão doentes (varicosas), elas não só deixam de ajudar, como também atrapalham. De modo que o mais saudável é a inativação com endolaser ou com a eliminação por meio de outras técnicas possíveis.

As safenas são tão dispensáveis que, quando saudáveis, podem ser retiradas para realização das famosas pontes de safena. E isso nos leva à segunda mítica:

  • A safena está ligada ao coração. Na verdade coração e safena são territórios completamente independentes. Diz-se que a safenas são “presentes divinos” para serem utilizadas como enxertos ou substitutos vasculares em qualquer região do nosso organismo, muito comum em traumas e entupimentos de artérias nos próprios membros inferiores e superiores, mas quando doentes já não têm mais utilidades.

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

NewsLetter

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo