DORES NOS MEMBROS – ALÉM DA MEDICINA VASCULAR

DORES NOS MEMBROS – ALÉM DA MEDICINA VASCULAR

É comum chegarem ao nosso instituto pacientes apontando dores nas pernas, suspeitando serem problemas vasculares. Após um exame, então, constatamos causas reumatológicas e ortopédicas como artrose, disfunções do joelho, na coluna lombar, deformidade dos pés e das pernas, dores musculares (mialgias) e outros fatores que levam a descompensações dos membros, causando este desconforto. Outras vezes é por excesso de peso ou simplesmente por sedentarismo.

Sem abrir mão de encaminhar esses pacientes para um ortopedista ou para um fisiatra, percebemos que estas se tornaram alternativas que isoladamente não sanavam esses sintomas por completo, já que não são casos para cirurgia, tampouco para um analgésico. Dessa forma, passamos a enxergar que o ideal para estes casos é o acompanhamento conjunto e sistemático de um fisioterapeuta, que passará a cuidar do processo em médio ou longo prazo de maneira exemplar.

Fazer esportes passa a ser uma atividade paralela à fisioterapia, favorecendo a sustentação do corpo. No entanto, diante de alguma deficiência ou comprometimento em nosso sistema músculo-esquelético, é necessário o trabalho dedicado de um fisioterapeuta esportivo, que orientará o paciente a fazê-lo de maneira segura e consciente. A partir de certa idade ou condições físicas, o suporte deste especialista se torna essencial para o paciente continuar fazendo suas atividades e sustentando seu corpo e saúde no dia a dia.

O que é a Fisioterapia Esportiva?

A fisioterapia esportiva é uma especialidade da fisioterapia tradicional, principalmente do segmento da ortopedia. Há alguns anos essa modalidade têm crescido muito no Brasil e no mundo, impulsionado pelas repercussões dos atletas de alto nível na mídia. Associada às respostas terapêuticas mais rápidas e eficazes , a fisioterapia esportiva é uma área de crescimento ascendente.

Engana-se quem pensa que a fisioterapia esportiva se restringe somente a atletas. Esse segmento atende qualquer indivíduo que pratique alguma atividade física de forma amadora ou profissional ou aqueles que são sedentários e necessitam praticar um exercício de forma segura e criteriosa. Isso implica desde pacientes com alguma lesão no sistema locomotor (joelho, coluna, tornozelo, ombro, etc..) até casos de pacientes com alguma doença de base (hipertensão, diabetes etc..:), para a qual o exercício é indicado de forma terapêutica.

A especialização do profissional na área é elemento essencial para o desenvolvimento dessa modalidade. Diversos recursos terapêuticos fazem parte da fisioterapia esportiva, variando de acordo com cada terapeuta pelos cursos que ele já realizou. O que deve ser salientado é que quanto maior for o “arsenal terapêutico” do fisioterapeuta, maior a chance dele tratar o paciente com sucesso.

Dentre as lesões mais comuns no consultório encontramos:

– Lesões musculares : principalmente na coxa

– Lesões ligamentares: principalmente tornozelo, joelho e ombro

– Lesões condrais: principalmente joelho, quadril

-Tendinopatias: localização variada de acordo com o gesto esportivo e movimentos repetitivos

– Desequilíbrios e fraquezas musculares: causa muito comum de lesões na coluna, joelho e quadril

Não podemos esquecer que a fisioterapia esportiva também é um poderoso recurso preventivo das lesões esportivas, porém isso acontece com muito mais frequência em clubes ou centros de treinamento de alto nível. A grande maioria dos pacientes chegam na clínica com lesões crônicas, o que torna o tratamento mais lento.

Qualquer que seja a lesão, modalidade esportiva ou condição na qual o exercício sirva como forma de tratamento, a fisioterapia esportiva acaba sendo o segmento mais indicado para reabilitação do paciente.

Dr. Ricardo José Gaspar
Dr. Edgar Nunes

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo