CURIOSIDADES

CURIOSIDADES

Por que o sangue fica na cabeça quando estamos de cabeça para baixo e não se concentra nos pés quando estamos de pé?

Essa dinâmica da circulação sanguínea tem a ver com as válvulas, que são pequenos dispositivos presentes no interior das veias das pernas, queimpulsionam o sangue de volta ao coração. Isso permite que ele não se concentre nos pés. Ao contrário das pernas, as veias da cabeça não possuem essas válvulas, o que faz com que o sangue circule mais lentamente nesta região quando estamos com ela para baixo.

Mas veja bem: o sangue não fica parado na cabeça. Se isso acontecesse, morreríamos na certa. Quando estamos de ponta cabeça, ocorre um aumento de pressão, mas depois o organismo se adapta, como acontece em atividades esportivas e circenses em que as pessoas ficam de ponta cabeça por vários minutos. De fato, essa prática é até benéfica quando feita com moderação e sob orientação profissional, como acontece em alguns exercícios do ioga, pois é uma maneira eficaz de oxigenação cerebral.

Como funciona:

Quando estamos de pé:

1. O coração bombeia o sangue, impulsionando-o para dentro das artérias. Elas vão se ramificando até chegarem às extremidades do corpo (como os pés).

2. No caminho de volta, o sangue passa pelas vênulas, que são os vasos que o levam às veias. Dentro das veias das pernas, existem centenas de válvulas que se fecham e impedem o retorno do sangue aos pés.

3. Quando caminhamos, os músculos da panturrilha se contraem em torno das veias, ajudando também a bombear o sangue de volta em direção ao coração.

 

Quando estamos de ponta cabeça:

1. O sangue chega à cabeça também via artérias e retorna pelas veias, mas elas não possuem válvulas, fazendo com que o sangue demore um pouco mais para retornar ao coração. Como as veias ficam mais cheias, o rosto fica mais avermelhado.

2. A respiração também influencia o processo. Quando enchemos o pulmão de ar, aumentamos a pressão dentro do abdômen e diminuímos a pressão dentro do tórax. Quando soltamos o ar, ocorre o inverso. Este mecanismo contínuo de pressões ajuda no retorno do sangue das pernas ao coração. Como a cabeça é uma área menor, apenas a diferença de pressão já é o suficiente para fazer com que o sangue volte ao coração.

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo