CUIDADO COM AS COMPLICAÇÕES DAS VARIZES

CUIDADO COM AS COMPLICAÇÕES DAS VARIZES

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas e, quando se instala a doença, o sangue dentro delas passa a não circular adequadamente, porque há um regime de alta pressão que dificulta o retorno e subida do mesmo de volta ao coração, e isto vai se propagando para as outras veias que ainda não estão comprometidas.

Deve ser entendido que este processo é lento , mas progressivo. A isso denominamos “estase venosa crônica”. As manifestações ou complicações das varizes vão depender do grau de comprometimento e se existe doenças nas safenas ou não.
Vale lembrar que nós temos duas safenas em cada perna: a magna (a maior) e a parva(a menor). A médio e longo prazo, os tecidos adjacentes vão sendo afetados e traumatizados, principalmente pele e tecido gorduroso, e em últimas instâncias, a circulação linfática.

No início, surgem dores em peso e inchaço nas pernas, à tarde principalmente. A estase venosa, quando evolui de grau leve para moderado, provoca piora desses sintomas.Manchas escuras surgem acompanhadas de prurido, crises de eczemas, processos alérgicos e celulites crônicas (inflamação do tecido gorduroso).

Com isso, a pele vai se tornando cada vez mais delgada e sensível, com microulcerações que facilitam a entrada de bactérias causadoras de erisipelas recorrentes.A partir desse estágio, sobrevem as complicações graves, pois as erisipelas provocam as linfagites e o comprometimento dos vasos linfáticos traz o linfedema, causando deformidades (inchaco tipo”Pata de Elefante”) e cicatrizes. Além disso surgem os episódios de tromboflebites: Trombose dentro das varizes que causam inflamação no local com dor, vermelhidão e “febre local”.

Em últimas instâncias, podem surgir úlceras varicosas (feridas nas pernas de difícil cicatrização). Há pacientes que passam a vida toda com úlceras varicosas, indo e vindo dos consultórios vasculares sem obter melhora. Milhares de pessoas no Brasil apresentam estágios avançados de complicações das varizes, prejudicando-se inclusive profissionalmente e, com isso tendo tanto um prejuízo emocional quando financeiro, este agravado por expressivos gastos com remédios, pomadas e curativos diários anos a fio.

É nesse ponto é que é fundamental que a população tenha esclarecimento sobre a doença e aprenda a fazer prevenção médica, pois, se forem submetidos ao tratamento cirúrgico para extração das varizes, passarão a ter uma nova oportunidade de integração familiar e social.

Dr. Ricardo J. Gaspar

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo