CLAUDICAÇÃO INTERMITENTE

CLAUDICAÇÃO INTERMITENTE

O principal sintoma que traz nossos pacientes até o consultório são as dores nas pernas. Como já mencionamos anteriormente, muitas vezes esse desconforto não é de natureza circulatória, mas sim musculares ou ortopédicas. No que tange à nossa especialidade, as dores podem ser associadas à má circulação nas veias (como varizes) ou nas artérias, que é o caso do quadro chamado claudicação intermitente.

Trata-se de uma obstrução arterial em algum ponto, impedindo a chegada de oxigênio (presente na hemoglobina) nas fibras musculares. Essa falta de oxigenação libera toxinas na região não irrigada pelo sangue, causando desconforto e dores. Uma dessas substâncias é o ácido lático, responsável pela sensação que, no caso da baixa irrigação arterial, trará uma dor parecida com a câimbra.

Quando sentimos dor e paramos, o músculo já não exige ser irrigado com tanta intensidade, de forma que o oxigênio vindo na carga normal é o suficiente. Sendo assim, a dor também passa. Por isso, as pessoas que sofrem da claudicação intermitente costumam parar um pouco para um descanso até voltar a andar de novo, mas nunca estão livres da dor.

Essa é uma doença obstrutiva crônica degenerativa. Por isso está associada à idade, ou ao quadro de diabetes, hipertensão, dislipidemia, além do estilo de vida – especialmente aos fumantes. Além disso, está mais presente em homens e o fator da hereditariedade é determinante. Cerca de 20% dos adultos com idade superior a 50 anos tem este quadro já identificável, mesmo que ainda sem manifestação de dor.

Por este motivo, faz-se necessário o check-up. Os exames aplicados são a fluxometria – quando se medem as pressões arteriais –, e o teste de marcha feito em esteira rolante, quando se confere se a claudicação é arterial. Quando se confirma o quadro, a obstrução é examinada no EcoDoppler, que mostra exatamente o seu local e extensão.

A partir disso, se discute a necessidade de tratamento clínico (realizado à base de medicamentos e mudanças de hábitos), ou se verifica a necessidade da intervenção cirúrgica endovascular.

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

NewsLetter

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo