X
Verifique sua Saúde Vascular Equipe Médica do Instituto Vascular Leia nossos artigos para médicos

Duplex scan ou eco-doppler colorido

Um dos departamentos de um instituto vascular é o Laboratório de Fluxo Vascular, o qual agrega exames que conseguem qualificar e quantificar a circulação sanguínea. Tudo começou com os exames chamados Doppler ultrassom e pletismografias. O primeiro estuda circulação dos troncos vasculares maiores e o segundo avalia a microcirculação, sendo os resultados documentados por registros gráficos semelhantes ao eletrocardiograma e, pela sua análise, pode-se fazer o diagnostico se o fluxo se encontra alterado ou não.

Na sequência da evolução dos equipamentos de fluxometria vascular, surgiu a grande vedete do momento que é conhecida como color duplex scan ou também eco-doppler colorido. Este exame tem o mesmo princípio do eco-cardiograma. A grande sacada foi acoplar o antigo ultrassom, com imagens em branco e preto, com o doppler e, por isso, justificando o nome de duplex. Através de softwares especiais conseguiu-se implementar cores nos vasos sanguíneos, já que é um exame computadorizado. Desta forma, o sangue nas artérias (vasos que levam o sangue do coração para as extremidades) é vermelho e nas veias que (trazem o sangue de volta) é azul.

Além disso, com o efeito doppler, consegue-se fazer medidas importantíssimas, como velocidade de fluxo, apresentando em gráficos o padrão circulatório. Com extrema facilidade, faz o diagnóstico de estreitamentos (estenoses) mostrando qual o grau de gravidade com parâmetro digitais. Da mesma forma, para entupimentos (tromboses) e dilatações (aneurismas). No que se refere às veias, tem se uma ideia precisa do seu funcionamento: se as válvulas estão competentes ou não, se já se tornaram varizes ou não, definindo o calibre em qualquer segmento, superficial ou profundo, e em qualquer nível, com ênfase especial para a veia safena.

O Duplex Scan é completamente não-invasivo, sem necessidade de agulhas ou punções. Inclusive, tornou-se de tal expressão que está paulatinamente substituindo os exames por cateterismos, os quais têm sido indicados apenas quando se vai fazer alguma intervenção cirúrgica. A extensão de indicação tem ampliado a cada dia, por exemplo, direcionando o vascular na realização de vários procedimentos terapêuticos, no intraoperatório para avaliar a qualidade técnica da cirurgia a no acompanhamento pós-operatório de pontes arteriais, já que podem ser repetidas quando necessário, ao contrario dos exames por cateterismos. Tal como na cardiologia, é possível então se fazer um "check-up" completo do sistema vascular e, por isso, não se justifica de forma alguma, hoje em dia, não se ter noção de prevenção.

Dr. Ricardo J. Gaspar


RUA ITAPEVA, 240 - 14° ANDAR
CONJ. 1407/1408
BELA VISTA - SÃO PAULO - SP
TEL.: (11) 3266-8959 / 3262-0336 / 3263-0672
Compartilhe Orkut Email

Contato rápido

Nos envie seus dados de contato. Nós entraremos em contato o mais rápido possível

Preencha os campos assinalados em vermelho

Contato enviado com sucesso !