Apesar da grande evolução do laser, este método – que era uma esperança para o tratamento de vasinhos – não conseguiu substituir as tradicionais aplicações (escleroterapia) no que diz respeito aos riscos, custos e benefícios.
Para este tratamento, o laser demanda múltiplas sessões, resulta em número de manchas maiores e é doloroso, além de não dispensar o complemento da escleroterapia.
A escleroterapia envolve aplicações locais de substâncias com capacidade química de eliminar estes vasinhos. É fato que o procedimento pode trazer algumas dores no momento, as “picadinhas”, mesmo realizado com agulhas micro finas. Por este motivo, em caso de pacientes com muitos vasinhos, é possível fazer a chamada aplicações múltiplas combinadas com a cirurgia de varizes. Neste caso, a paciente é submetida a uma anestesia, permitindo que uma equipe de especialistas faça as aplicações simultaneamente.
As grandes vantagens desta alternativa são abreviar o tratamento que seria realizado em meses e permitir uma melhora estética paralelamente muito mais efetiva, sendo que a paciente recebe alta no mesmo dia, na dinâmica do Day Hospital. Sendo assim, não há limitações físicas posteriores, sendo possível retornar normalmente às atividades cotidianas no dia seguinte.