Aplicações múltiplas em vasinhos e suas vantagens

Aplicações múltiplas em vasinhos e suas vantagens

Como já falamos anteriormente, a chegada da microespuma no processo de secagem (escleroterapia) trouxe uma ótima evolução no tratamento dos vasinhos. Dentre as vantagens estão a eficiência e eficácia nas aplicações múltiplas, em especial quando feitas de maneira combinada com a cirurgia de varizes, na modalidade Day Hospital, sem precisar ficar internado.

Vale pontuar que, apesar de soarem semelhantes, os conceitos de eficiência e eficácia se diferenciam de forma sutil. Por exemplo, enquanto eficiência é a ação de fazer determinada coisa de modo certo, eficácia seria fazer a coisa certa, ou seja, saber o que fazer e o que é melhor. No universo da medicina, esses conceitos são aplicados de modo que eficácia se refere ao resultado positivo do procedimento; enquanto eficiência está relacionada à efetividade, quer dizer: de como os resultados operam na prática, inclusive na vida cotidiana do paciente e se o tratamento indicado corresponderá à expectativa dele em relação ao custo-benefício.

Trazendo para a realidade de quem passa por uma cirurgia de varizes, as aplicações múltiplas de forma combinada, ou seja, conjuntamente no mesmo dia, têm essa característica. Um dos pontos é que elas são feitas com o paciente anestesiado, de modo que as dezenas de picadas acontecem de forma indolor. Considerando áreas mais sensíveis como as próximas dos pés, trata-se de uma diferença significativa. As aplicações são também rápidas devido ao processo eficaz do polidocanol (microespumas), avanço que representa muita facilidade especialmente aos que têm uma quantidade acentuada de vasinhos calibrosos. Além de serem realizadas por uma equipe e não por apenas um vascular individualmente.

Quando comparada à glicose, a microespuma, por ser mais eficaz, acaba exigindo menor volume de esclerosantes nas aplicações. Dessa forma, os efeitos adversos – que já seriam poucos e transitórios – podem ser até amenizados. São os mesmos da aplicação com glicose: alteração de sensibilidade; pequenos edemas e hematomas. E não há, de modo algum, riscos de toxicidade.

 

  • É possível eliminar todos os vasinhos de uma vez?

A resposta depende de cada caso, mas é certo dizer que, neste âmbito da combinação com a cirurgia de varizes, é possível fazer várias sessões no mesmo dia. Vale também relembrar que tal como mostrado em nossos estudos anteriores, o grau de satisfação estética obtido pelos pacientes mostraram resultados em torno de 70% de melhora na média, podendo ser necessária a continuidade de realização de mais sessões de aplicações complementares em consultório (fase 2) seguindo a resposta de cada organismo, além da manutenção futuramente (fase 3) devido ao surgimento esperado de novos outros vasinhos (análogo ao que acontece num tratamento dentário).

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

NewsLetter

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo