A IMPORTÂNCIA DO ESPECIALISTA

A IMPORTÂNCIA DO ESPECIALISTA

Não é raro profissionais de diferentes áreas passarem a oferecer serviços que não correspondem a sua especialidade ou até mesmo a sua profissão. Tampouco não é de hoje que atividades irregulares são praticadas no âmbito da medicina, sustentadas por profissionais que agem de forma antiética, assim como por pacientes mal informados sobre esse tipo de atuação.

Na especialidade do cirurgião vascular a prática também ocorre, especialmente na escleroterapia (aplicações para secagem de microvarizes e vasinhos), realizada por médicos que não possuem tal grau de instrução, configurando imperícia – quando o conhecimento limitado impede que ele lide com possíveis complicações – e também imprudência, já que assim coloca a saúde ou a vida do paciente em risco.

Outra falta que envolve a prática inadequada de procedimentos é a da negligência, já que diante de um problema inesperado ou um procedimento malsucedido, este profissional acaba pecando pela ausência e irresponsabilidade. Em algum ponto passará a negar a continuidade do tratamento, já que o paciente não tem a quem recorrer – a não ser um especialista de fato, partindo o tratamento do zero ou até mesmo com mais problemas a resolver.

A irregularidade se agrava quando pessoas de outras áreas oferecem tais serviços, como farmacêuticos, enfermeiros, esteticistas ou até charlatões. Nestes casos, a prática pode ter implicações legais e até criminais, sendo o paciente corresponsável por esta escolha.

É sabido que procedimentos feitos por leigos trazem maiores riscos aos pacientes que, além de não contarem com o conhecimento especializado, são tratados em ambientes distantes do ideal, ou até inapropriados em termos estruturais e sanitários.

Por isso, se faz tão oportuna a campanha da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, atentando ao público sobre a importância de se procurar o atendimento por quem está apto e dentro da legalidade em procedimentos como escleroterapia e tratamento de varizes, que devem ser sempre realizados pelo angiologista ou cirurgião vascular. A campanha convida a todos a compartilhar essa importante conscientização.

Compartilhar:

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo

Categorias

× Atendimento!

Olá! Conheça o Instituto Vascular

Telefones: (11) 3266-8959 /  (11) 3262-0336
Rua Itapeva, 240 - 14° andar - Conj. 1407/1408
Bairro: Cerqueira César - São Paulo - SP

Telefones:
(11) 3266-8959(11) 3262-0336
Endereço:
Rua Itapeva, 240 - 14° andar
Conj. 1407/1408

Cerqueira César - São Paulo