A doença do século

A doença do século

sedentarismo está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Não à toa, é considerado a doença deste século. Não só repetimos aqui, como relembramos de estudos que alertam sobre este que está na origem de outras tantas enfermidades como diabetes, aumento do colesterol e triglicérides, além da maior propensão à obesidade e depressão.

No que diz respeito à saúde do sistema vascular, manter as atividades físicas evita ou ameniza estes e tantos outros riscos. Vejamos alguns benefícios ligados ao seu corpo com constantes práticas esportivas e aeróbicas:

  •  O primeiro deles é o desenvolvimento dos vasos de reserva. Eles são ramificações secundárias que se desenvolvem a partir dos exercícios, aumentando o nível de circulação de sangue até os órgãos e tecidos. Eles não se encontram em pessoas sedentárias. Com esses vasos, a irrigação torna-se mais eficiente, em especial se ocorre algum problema como aneurismas e trombose – funcionando como um tipo de atalho para a circulação.
  • Quem faz atividades físicas frequentes tem uma melhor qualidade de sono e tende a rejeitar vícios como o cigarro, álcool e açúcar. Também estão dentro dos parâmetros de peso e bom condicionamento cardiopulmonar. Com isso, favorecem a prevenção às doenças degenerativas das artérias (aterosclerose).
  •  A produção de substâncias como a endorfina e serotonina ajuda e evitar o estresse, que é mais um fator de risco. Sabendo disso, é importante buscarmos atividades físicas que nos trazem prazer, para que elas não passem a ser mais um motivo de ansiedade e desgaste emocional.

Check-up vascular

Antes de iniciar treinos esportivos, é importante passar por uma avaliação prévia cardiopulmonar e cardiovascular, em especial as pessoas a partir dos 30 anos de idade. Relembramos que a avaliação cardiológica, feita pelo cardiologista, é diferente da avaliação feita pelo médico vascular. Ambas se complementam, abordando áreas diferentes.

Um dos exames vasculares fundamentais é o US Doppler Colorido, que visualiza pormenores das veias e artérias, medindo e analisando dados como fluxo e pressão arterial, antes de serem devidamente interpretados pelo especialista.

Faça seu comentário

Receba nossas novidades

Arquivo